Publicidade cabeçário

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

PHP RegEx - Lista, a cheia de nove horas

    Não seria exagero falar que a lista [...] em php é cheia de regras e suas peculiaridades. As listas e grupos permitem que você defina um espaço amostral. Bem diferente do .(ponto) ela só aceitará o que está dentro dela. Vimos anteriormente que para pesquisar palavras que eu não sei se possuem acento eu utilizo o .(ponto) mais se sabemos exatamente as possibilidades, podemos utilizar a lista, exemplo: palavra água eu posso utilizar     [a,à]gua sem maiores prejuízos.

A lista só aceita o que nela já está contido
A lista só aceita o que nela já está contido
fonte da imagem:assimpassei.com.br


    Os [](colchetes) nessa expressão chamam-se "listas". Uma característica importante é que dentro da lista o - (traço) significa até. Por exemplo, se eu quero saber se é um número ([0 -9) lê-se: de zero a nove.
    Uma regra básica que vale ressaltar é que as listas são baseadas na tabela ASCII, logo se você quiser saber se é uma palavra e utilizar o intervalo[A..z] saiba que vai estar incluindo: [\]^_` por isso é mais recomendado fazer assim[a-zA-Z].


Tabela ASCII
Tabela ASCII
fonte da imagem:http://iris.sel.eesc.sc.usp.br/sel337/ASCII.html
 Como pesquisar o - (traço) ou o [ ](colchete)?

   Esse é um caso especial, para colocar o traço como argumento de pesquisa é necessário colocá-lo depois [a-z-] ou [0-9- ]. Para colocar os colchetes é mais simples, não existe uma ordem [ [ ] ou [ ][ ] ai fica a critério. Os problemas começam a aparecer quando queremos inserir letras acentuadas, que na nossa lingua é em grande variedade, e como praticamente tudo vem da lingua inglesa, temos um grande impasse. Na próxima postagem trataremos disso, existe uma classe de caracteres chamada POSIX.Continua-->

Para saber mais sobre Lista:
clique aqui =====> Lista Negada


Fonte: <Expressões Regulares - Guia de Consulta Rápida>
       <Rafael Capucho>
adaptado:Arroyo, Gabriel

Nenhum comentário:

Postar um comentário