Publicidade cabeçário

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

PHP - Conceito de funções

1 - Definição
A melhor definição que encontrei para funções:


 "Uma função é um bloco de código, que geralmente contém um conjunto de instruções para determinada tarefa. Não são pesadas, nem tornam o código lento, uma vez que ficam inativas até serem chamadas em algum momento do código. Reduzem drasticamente o trabalho de redigitar códigos, e seus consequentes erros, pois uma vez construída, pode ser utilizada em qualquer lugar de seus scripts, e caso precise alteração, você não precisará trocar em todos os scripts, apenas no seu arquivo de funções."
< extraído de www.revistaphp.com.br >


Funções são métodos para economizar tempo e trabalho
Funções são métodos para economizar tempo e trabalho
fonte da imagem : www.guiadophp.yoonix.com.br
  As funções podem gerar um resultado (o que chamamos de funções com retorno) ou apenas executar uma rotina (funções sem retorno)

1.1 - Sintaxe
    Em linhas gerais para se criar uma função utilizamos a palavra reservada function. Sua sintaxe pode ser:

function nome_da_função(parâmetro){
<comandos>
}

function nome_da_função( ){
<comandos>
}

1.2 - Nomenclatura   
   Um nome válido de função começa com uma letra ou um sublinhado, seguido por letras, números ou sublinhado. Assim como as variáveis, existem umas regras para sua nomeação que nós chamamos de Camel Case, se você estiver interessado em saber mais sobre o assunto leia a postagem sobre variáveis em php


1.3 - Parâmetros por valor
     As funções em php por padrão recebem argumentos por valor, além é claro por referência (utilizando-se o &(e comercial)), por listas de argumentos de tamanho variável e valores padrões de argumentos. 
    Quando dizemos que estamos passando argumentos por valor fica subentendido que se por acaso dentro da função esse valor for alterado, lá "fora" da função isso não vai acontecer. Agora se é de interesse que isso aconteça, devemos passar os valores por referência. 

1.4 - Parâmetros por referência
     Em contraposição à passagem de parâmetros por valor, está a passagem de parâmetros por referência. Neste último caso, a mudança do valor de um parâmetro dentro de uma função afeta o valor da variável original. 


Exemplos de passagem de valores em funções
fonte da imagem: bdfatec.blogspot.com.br
observações:

  • Você não pode retornar múltiplos valores a partir de uma função, mas consegue resultados similares retornando um array;
1.5 - Devolvendo valores através de Funções
     Basicamente funções foram feitas para isso, receberem informações e devolver outras processadas. No entanto, para se realizar tal comportamento, é muito comum a utilização da instrução return. Como o nome sugere, ela retorna valores para quem "chamou" a função, que podem ser de qualquer tipo, incluindo-se arrays ( vetores ) e objetos.  Você pode saber mais sobre o comando return lendo esta postagem!

para saber mais sobre funções:
clique aqui ==> Funções criadas por programadores
clique aqui ==> Funções Anônimas e Closures

fonte: < Funções >
            < Criando Funções no php >
           < Funções criadas por usuários >
           < Funções Retornando Valores
adaptado: arroyo, gabriel.

Gostou do blog? Então segue =D 
Gostou da postagem? Então comenta ;DDD 

Fique por dentro das atualizações 



Nenhum comentário:

Postar um comentário